Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Da juventude a terceira idade: O que aprender com Gordon Ramsay e seus programas de culinária




Aqui nos Estados Unidos, gostamos de ver Kitchen Nightmares, série do chef Gordon Ramsay aonde este vai a diversos restaurantes à beira da falência, tentando de alguma forma, salvá-los, através da mudança no cardápio, repaginação no salão e até demissões.

Porque amamos este programa?

1-O programa deixa claro: Muitas vezes os problemas dos restaurantes residem em uma péssima maneira de administrar;
2-Conflitos familiares e de relacionamentos quase sempre causam estes problemas. Muitas deste restaurantes tem origem em familiares que herdaram o restaurante de pais ou tios. E aqui tudo fica claro. Muitas pessoas saudosistas e extremamente emotivas mantém o mesmo restaurante ainda no passado e perdem clientes. Pessoas mais velhas evitam de escutar as pessoas mais novas e muitas pessoas novas quase sempre nunca tem disciplina ou aprendem com os erros. Tudo isso gera perdas de empregos, perda de $$ e algumas vezes falência. Nota-se o stress de quem trabalha no restaurante e quem cuida deste.

A grande sacade de Gordon Ramsay é mostrar isso, sem pena. 
Ele faz as pessoas perceberem os seus erros. Ele estimula quem quer trabalhar e quem atrapalha ele tenta motivar ou mostra que esta pessoa deve cair fora. Ele planeja no papel, faz mudanças que acompanham o mercado e atualiza quem vive no passado.

Este programa é excelente pois é uma aula de como administrar e como rever conceitos. Evitem de olhar para os conflitos somente e vejam como uma boa dose de planejamento, mudanças e disciplina mudam a vida das pessoas. Isto vale para pessoas de todas as idades, até para os mais velhos participantes do programa que querem teimar em viver no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário