Pesquisar este blog

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O mito do primeiro mundo pois primeiro mundo na verdade não existe.




                                                       Primeiro mundo? Miragem. Nem sempre a grama do vizinho é a mais verde.


Quantas vezes você, no Brasil, ouviu expressões do tipo “é por isso que somos terceiro mundo” ou “por isso que o Brasil não vai pra frente”. Esses são sintomas latentes do que penso ser um preconceito bem incrustado no nosso inconsciente coletivo: “somos inferiores aos países de primeiro mundo pois aqui nada funciona".

E o outro lado desse fenômeno é crer que países desenvolvidos, sobretudo na América do Norte e alguns da Europa, são melhores do que o Brasil em tudo. Isto é uma grande mentira e qualquer ser pensante percebe isso.

Todo o ser humano tem problemas e falhas. Logo, toda sociedade tem problemas e falhas. E isso atinge até a coisa que os brasileiros deslumbrados chamam de primeiro "mundo" e onde nem todas as coisas parecem ser rosas e perfumes. Na verdade todo lugar tem seus pontos positivos e negativos.

Na verdade estas palavras primeiro mundo parecem terem sido criadas sem sentido. O primeiro mundo é uma fantasia que nunca vira realidade e parece ser o céu prometido que ninguém conseguiu chegar. 

Os brasileiros parecem esquecer que o clima é importante e em lugares de primeiro mundo muitas pessoas se suicidam por ficarem depre por causa do tempo. Em outros lugares uma das poucas alegrias é beber até cair. Em outros lugares a criminalidade existe e atua de modos similares ao Brasil. Claro, talvez quase ninguém se mate por um celular, mas mesmo assim ainda existem mortes por outros motivos. Sem nacionalismos e simplesmente pensando ou navegando na internet, podemos encontrar muitos blogs de brasileiros que viram que o "primeiro mundo" é uma mentira, pois terras perfeitas, com povos perfeitos e climas perfeitos semre foram miragem.

Claro que alguns povos lutam ou lutaram mais que outros e possuem governantes que sabem gestir melhor um governo. Mas estes mesmos governantes foram eleitos muitas vezes por (mas nem todos os povos estrangeiros) que pensa, debate, valoriza coisas boas e se questiona ao invés de se preocupar em fazer piadinhas de tudo, com carnaval, bunda, BBB e postar fotos no facebook ostentando uma vida de mentira.

No primeiro mundo muitas vezes o ambiente é selvagem, com neve, frio e a necessidade fez o povo se virar. Sem sol, praia e um clima legal, muitas vezes sobreviver quer dizer evoluir.

Logo, fique atento povo deslumbrado. O primeiro mundo é uma fantasia que nunca existiu. E se existe é somente em forma de propaganda. Tudo se resume em pontos positivos e negativos aonde todo mundo é culpado pelo resultado final, tanto aquele que escreve como aquele que vai ler.

3 comentários:

  1. Pois é, mas esse mito de "primeiro mundo" persiste, é dificil.
    Paz. (:

    ResponderExcluir
  2. Sim. Veja o que está acontecendo na Catalunha hoje, na "desenvolvida" Europa Ocidental...

    ResponderExcluir
  3. Sim. Veja o que está acontecendo na Catalunha hoje, na "desenvolvida" Europa Ocidental...

    ResponderExcluir