Pesquisar este blog

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Corrupção, liberdade econômica e outros números sobre o Brasil



Alguns números sobre o Brasil :

Corrupção: No Índice de Percepções de Corrupção de 2014 em uma lista de 174 países, o Brasil foi classificado na 69ª posição entre 175 países e territórios, empatando com Bulgária, Grécia, Itália e Romênia mas ficando atrás de Chile (22°), Uruguai (19°) e da maioria dos países da Europa e América do Norte. Quanto mais perto da primeira posição menor é a corrupção. Este resultado classifica o Brasil como tendo a corrupção percebida pela sua população em um nível menor do que outras economias emergentes tais como Índia (83°), China (100°) e Rússia (136°) e que a maioria das nações sul-americanas (por exemplo, Peru (83°), Colômbia (94°) e Argentina (106°).

Índice de Democracia: tal classificação avalia os países em cinco critérios (processo eleitoral e pluralismo, funcionamento do governo, participação política, cultura política e liberdades civis), com notas que vão de 0 à 10. No critério "processo eleitoral e pluralismo" e "liberdades civis", as notas do Brasil de 9,58 e 9,12, respectivamente, foram semelhantes à de países classificados como "democracias plenas", como Suécia, Áustria e Alemanha. No critério "funcionamento do governo", o Brasil foi classificado com a nota 7,5, igual a dos Estados Unidos, o 19.ª colocado. Entretanto, o país teve notas muito ruins em critérios que dependem mais da sociedade civil do que do Estado. A nota do país em "participação política" foi 5, igual a de países como Bangladesh e Etiópia. Por fim, em "cultura política" o índice do Brasil foi de 4,38, menor que a de vários países com "regimes autoritários", juntamente com Bahrein e Guiné Equatorial. No relatório de 2011,  o Brasil ocupa o 45.º lugar e seu índice manteve-se em 7,12 pontos em uma lista total de 167 países.

Índice Internacional de Direitos de Propriedade: produzido anualmente pelo Americans for Tax Reform. O índice investiga e classifica os direitos individuais e a capacidade de possuir propriedade privada nos países de todo o mundo. O Brasil ocupa o 46.º lugar em uma lista total de 97 países. A Venezuela ocupa o 97.º Somos melhores que a Argentina e Rússia. Quase empatamos com a Itália mas somos piores que os Estados Unidos, Reino Unido, Noruega e Austrália.

Índice de Liberdade Econômica: avalia o grau de liberdade econômica de 178 países.Quanto mais o estado interfere na economia (taxas, impostos, etc) menos liberal é a nação. Primeiros lugares são mais liberais, últimos lugares menos liberais. Segundo os Índices de 2015 o Brasil ocupa o 118.º lugar em uma lista de 178 países. Os piores lugares são ocupados por Venezuela, Cuba e Coréia do Norte. Primeiros lugares são Hong Kong, Singapura, Nova Zelândia, Australia. Estados Unidos, Canadá, Suiça e Reino Unido também estão bem classificados. Itália e Portugal estao um pouco melhores que o Brasil.

Índice da violência: De acordo com o relatório de 2015, o Brasil caiu 11 posições no ranking dos países mais pacíficos do mundo, e ocupa a 103a posição de um total de 162 nações - atrás de Haiti, Cuba, Argentina e Serra Leoa. O estudo leva em conta dezenas de variáveis, como acesso a armas, taxa de encarceramento da população, atividade terrorista, crimes violentos, desigualdade de gênero e PIB. Os quatro países mais pacíficos do mundo (primeiros da lista), de acordo com o índice, seriam Islândia, Dinamarca, Áustria e Nova Zelândia, enquanto que no final da tabela estão Síria, Iraque, Afeganistão e Sudão do Sul. Na América do Sul, o Brasil só está à frente de Venezuela e Colômbia, que enfrentam, respectivamente, uma grave crise social e política e um conflito armado que já dura décadas entre o Exército e movimentos guerrilheiros ligados ao tráfico de drogas. Leiam mais aqui 

Fizemos esta lista que tentaremos atualizar sempre porque sempre escutamos esta pergunta: O Brasil é o lugar mais corrupto do mundo? Somos o inferno na terra? Assim acreditam umas pessoas que moram no exterior ou não e dizem não se importar com o Brasil e o povo brazuca. Para estas pessoas somos o inferno na terra.

Outros mais nacionalistas socialistas acham que devemos ensinar aos países de primeiro mundo tudo porque somos os maiorais. Estes, em geral esquerdistas usam aquela mesma frase (por ironia) do regime militar " Brasil, ame-o ou deixe-o" para mexer no emocional de algumas pessoas. Um truque coletivista barato. Estes adoram achar que no Brasil quem enxerga reais defeitos é uma pessoa pessimista. Definitivamente estas pessoas vivem no mundo de faz de conta.

Na verdade ambos estão errados. O grupo que acha o Brasil o pior lugar do mundo e fala mal no exterior na verdade se preocupa muito com o Brasil. Este ódio que possuem nada mais é que frustração exagerada (compreensível em muitos casos)  por não sermos melhores. O segundo grupo é cego mesmo e se preocupa tanto que maquia a dura realidade de alguns fatos com um otimismo mentiroso em nome de uma brasilidade e nacionalismo exagerados em geral associados com o esquerdismo e uma falsa brasilidade doentia.

Como falamos antes ambos os grupos são prejudiciais por serem cegos, revoltados e voltarem a cara para os fatos.Alguns números sobre o Brasil aqui podem expor a mentira de ambos os grupos. Vale lembrar que autocritica é sempre valida para melhorarmos. Mas ficar menosprezando tudo é demais e em geral coisa de povo deslumbrado.

Curta o nosso Facebook neste link 
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário