Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Como o brasileiro deslumbrado trata o estrangeiro visitante.

Esse era um estrangeiro modelo a ser copiado, mas nem todos na verdade são assim. Fique de olho aberto. Assista menos TV.

Se existe um modo de ver se alguém é deslumbrado é este: apresentar um estrangeiro e ver como o deslumbrado/a trata esta pessoa em uma mistura de elitismo, raiva de ter nascido no Brasil e tentar ser o diferente. Repare também como adoram idealizar e criar fantasias do estrangeiro. Leia mais no texto abaixo.
¨Se existe um tipo de pessoa pela qual o povo deslumbrado nutre a mais sincera devoção e idolatria, estes são os estrangeiros. Gringos, para o povo deslumbras, são como seres de outro mundo, seres iluminados de uma esfera superior, de um planeta onde tudo é ao contrário do Brasil: não há pobres, o trânsito funciona, todo mundo é educado, as ruas são limpas e todo mundo é bonito e veste marcas conhecidas.
Quando um gringo vem ao Brasil, o povo deslumbrado se apressa em fazê-lo se sentir o mais confortável possível. Ele passa a ser o centro das atenções. Se for um intercambista, ficará no melhor quarto da casa do hospedeiro. A comida terá um incremento inédito de qualidade, a limpeza será realizada com o maior apuro possível, e muitas vezes até a decoração terá que mudar, de modo a denotar que os donos da casa, apesar de brasileiros, possuem refino e bom gosto. Se for turista, fará também a alegria dos comerciantes em geral.
O povo deslumbrado mostrará como podemos ser um povo bem hospitaleiro (aliás, esta talvez seja a única situação na qual o médio-classista se incluirá na definição de "povo"). O gringo se surpreenderá com o esforço que as pessoas farão para se comunicar com ele em inglês, ao invés de ele ter que seguir o caminho normal como em qualquer outro lugar, aprendendo um mínimo do idioma local. O gringo será sempre a companhia mais desejada em público. O status de ser amigo de um estrangeiro, entre o povo deslumbrado, não tem preço. Se você tiver esse privilégio terá que fazê-lo demonstrando, com o olhar e o sorriso altivo, aquele sentimento de estar um patamar acima dos seus iguais. Enquanto for coadjuvante de gringo, você despertará a inveja e o respeito nos corações de outros deslumbrados.
Logicamente, para se encaixar na categoria “gringo”, nem todo estrangeiro é permitido. A prioridade, claro, é para estadunidenses e europeus ocidentais. Depois vêm os naturais de países anglófonos “de primeiro mundo”, seguido pelos asiáticos “de primeiro mundo”. Pessoas de países em situação econômica pior que a do Brasil não são facilmente aceitas nesta condição. Neste caso, é bom que seja uma pessoa loira. Mas, na falta de um gringo "tipo A" para esfregar na cara do resto dos deslumbrado, até argentino está valendo.¨

Nenhum comentário:

Postar um comentário