Pesquisar este blog

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Dica aos brasileiros inocentes ou deslumbrados: nem tudo no exterior é chique.


Algumas vezes vi uma pessoas do Brasil (que enquadro em duas categorias neste caso: inocentes ou deslumbrados) comentando fotos de amigas e amigos nas redes sociais. E a frase "Que coisa chique" aparece constantemente. Pois bem, este post é para explicar uma coisa e evitar micos na internet.

O que é ser Chique?

Chique é um adjetivo de dois gêneros com origem no termo em francês chic, que significa uma coisa ou pessoa formosa, airosa, estilosa, bonita. Chique é um antônimo de brega e cafona.
Alguns autores também afirmam que esta palavra pode ter originado no termo do alemão medieval schikken, que significa arranjar ou organizar de forma adequada.
Este adjetivo é usado muitas vezes para descrever uma coisa sofisticada ou que demonstra elegância. Algumas roupas que ficam muito bem em uma pessoa, podem ser consideradas chiques. Por exemplo: Ela arrasou com aquele vestido chique!
Em inglês, a palavra chique se escreve da mesma forma que em francês, ou seja, chic.
A palavra chique é usada em várias expressões populares. A locução adverbial "nem chique nem mique", significa "absolutamente nada" ou "nem uma coisa nem outra". "Chique no último (úrtimo)" é uma expressão que serve para descrever uma pessoa que é muito chique e charmosa.
O conceito de chique nem sempre está ligado a coisas materiais que um indivíduo pode adquirir. Em muitas ocasiões, ser chique está relacionado com o requinte de uma pessoa, e a forma elegante e fina como essa pessoa se comporta em diferentes contextos.

Ou sejam, ser chique é ser de algum modo elegante e com certo requinte. Requinte é um valor subjetivo cultural. A mesma coisa chique na França pode ser brega na Itália ou outro lugar. Muitas vezes ao morarmos fora o padrão de vestimenta, cortes e tecidos mudam e passam longe de serem requintados e viram padrão (de melhor ou pior qualidade).

Ou seja, ser chique varia muito do lugar e da cultura.

O mico que brasileiro deslumbrado (idiota jeca cafona) e o brasileiro inocente (pessoa muito boa mas que infelizmente conhece pouco do mundo afora) é achar tudo chique. Quem mora em algum lugar com inverno rigoroso sabe que existe frio, neve e outras coisas. Andar coberto de roupas pesadas passa longe de ser chique e vira sobrevivência. Beber um vinho muitas vezes é da cultura do lugar e passa longe de ser coisa chique. O mesmo vale para comer queijos e tudo o mais.

Andar com muita roupa exige que combinemos as roupas, logo as vezes pode sair algo chique. Outras vezes, dependendo do mal gosto, sai algo jeca e cafona.

Claro, quem conhece muito de vinho, queijos e se aprofunda muita tem requinte e logo assim, é chique. Mas quem bebe um vinho, come um queijo e tira uma foto na neve com roupas pesadas e posta no facebook passa longe de ser chique. Esta pessoa simplesmente posta uma foto nas redes sociais para os amigos e familiares ou para conseguir likes.

Nem todo mundo no exterior é chique e vive de ser chique, pessoal. Aprendam.
Nem viver no exterior ou comprar algo do exterior torna alguém chique, pessoal. Aprendam.


Nenhum comentário:

Postar um comentário