Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Em defesa da perfeita língua portuguesa (evite falar como um marginal)



Uma boa comunicação é uma importante ferramenta para atingir os nossos objetivos. Com uma boa comunicação passamos uma mensagem sobre o nosso perfil, quem somos e o que sabemos. Uma boa comunicação é o nosso cartão de visitas em encontros sociais, relacionamentos ou entrevistas de trabalho. Comunicação (ou uma boa parte dela) se relaciona com idiomas e o idioma de base. No caso do Brasil, o português brasileiro. E se você fala bem o seu próprio idioma, existe um grande chance de que o seu raciocino seja rápido para aprender um novo idioma.

Ou seja, falar bem a nossa  língua portuguesa vai ajudar você em muitas coisas e as pessoas deveriam ser conscientes sobre uma coisa tão simples.

Infelizmente não é isso que o dia-a-dia nos mostra. Se ligarmos a nossa TV podemos ver apresentadores, artistas, atores, governantes (Dilma, Lula) que falam um português terrível. Outros vão além e falam como marginais de favelas do RJ. A TV que poderia ser uma ferramenta útil de aprendizado além de diversão se transforma em uma escola de jumentos que acham que somente ter dinheiro é o bastante para se obter conhecimento e cultura. Podemos citar aqui em especial as novelas da TV Globo que lavam o cérebro de pessoas e colocam a força a visão do português com sotaque carioca favelado. Nada contra cariocas e fluminenses. Sou uma de vocês. Mas e o resto do Brasil? Quando vai ser representado?

Outra coisa é muito triste no Brasil. Se você estudar e melhorar o conhecimento do idioma português, muitas pessoas irão achar você metida ou da "elite branca" mesmo você sendo negra. Você tem que falar como um marginal para ser aceito pelo grupo. Falar o que se um ex-presidente nosso corrupto de 9 dedos acha legal não estudar e não ler livros. O que imaginar do povo? Mas felizmente podemos quebrar esta mentalidade.

Por isso os portugueses em geral ainda falam português muito melhor apesar de o português brasileiro ser mais popular devido a filmes e obras musicais brasileiras. Os filmes brasileiros infelizmente ainda vendem um imagem estereotipada do Brasil baseado em favelas do RJ.

Nosso idioma não é fácil. Possui origem no latim assim como francês, italiano, espanhol e romeno. Sim, você pode notar que ao tentar aprender um desses idiomas muitas palavras se parecem ou a construção gramatical se parece. Não estou dizendo que estes idiomas são iguais ao nosso mas eles são parte de uma família que deriva do latim. Como o nosso idioma não é fácil  a pratica diária é um bom habito para melhorar o seu conhecimento do idioma e a sua comunicação . Lembrem-se, o habito faz o monge.



Que tal umas dicas? Tente praticar todos os dias. Pense antes de falar. Fale com calma. Estude e tente montar um sistema lógico na sua mente. Evite o uso informal vulgar em demasia e gritos (não fale como um favelado). Deixe o modo informal para amigos e familiares mas tenha cuidado para evitar chavões ou gírias a todo o momento. Em ambiente profissional, lidere pelo exemplo e fale de modo mais formal. Seja profissional.

Uma lição que aprendi com um idoso de 98 anos. Este homem estudou até quinta série somente. Ao visitar a sua casa ele me desejou bom dia. Se apresentou de modo impecável e começamos a conversar com um tom de voz adequado. Quando ele devia fazer algo dizia "Com licença". Se errava algo dizia "Desculpe". E usava outras palavras como Por favor, Obrigado. O simpático idoso me disse "Tenha uma boa noite com a sua família". Palavras simples e bem educadas que alegram o dia de cada um.

O que eu aprendi neste dia? Nossa educação piorou muito em relação a nosso idioma. Possuímos internet, livros e outras ferramentas mas jovens universitários falam como o MC Catra ou traficantes que gritam uns com os outros. Por favor? Bom dia? Com licença? Isto hoje em dia infelizmente é raridade.

Uns dizem que "Muita coisa precisa ser revista" e o problema é que a língua da gramática é morta e não é o português brasileiro real, aquele falado pelo povo brasileiro. Afirmam que a nossa língua (novo português) é viva e a gramática está desatualizada, é arcaica e não acompanhou a evolução da língua falada dos brasileiro. Dizem que isso além de dificultar a alfabetização, cria mitos absurdos como "brasileiro não sabe falar a própria língua" etc. 


Desculpem pessoas, então se for pensar assim acabemos com as escolas e professores de idiomas. Acabemos com gramática e regras linguísticas. Que cada um fale como quiser, com sinais, gestos, batuques. Estas pessoas relativistas que pensam deste modo são aqueles que tem um ódio da civilização escondido dentro da alma mas adoram ir viajar em lugares civilizados e adoram pessoas bem educadas. Devem ser tratados como os selvagens que são.

Os idiomas se adaptam aos tempos. Isto é um fato mas o que acontece hoje em dia não é nada disso. Hoje o que sobra é preguiça, falta de educação de base/ casa, vitimismo,  falta de conhecimento e  raiva da palavra cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário