Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Por que tudo no Brasil é tão caro? Entenda de uma vez esta pergunta com o povo deslumbrado

"Por que tudo no Brasil é tão caro? ". Esta parece ser uma pergunta muito comum nos dias de hoje.  Quando saio daqui dos Estados Unidos para ir ao Brasil ver familiares as pessoas pedem mil encomendas. Mas as nossas universidades lavam mentes com o seu anti-americanismo juvenil ao mesmo tempo que louvam o socialismo/ comunismo.

Uns imbecis ainda dizem que capitalismo e comunismo (direita e esquerda se parecem). A esquerda culpa o capitalismo e os "opressores" que oprimem o MST, as feminazi e todo aquele mimimi todo de sempre. E por isso na mente doentia deles tudo custa caro.

Pois bem: tudo custa caro no Brasil pois o nosso governo toma medidas mais esquerdistas. Simples. Todo governo que toma medidas mais esquerdistas leva o povo a pobreza. Medidas como muitos e altos impostos, demonizar empresas e quem quer ter lucro de modo honesto, burocracia aumentam o custo de qualquer produto ou atividade remunurada. Aonde o Estado se mete, isso acontece e tem os dedos da esquerda.

No caso da esquerda brasileira podemos adicionar o desvio de dinheiro  que fazem para apoiar ditaduras e o Foro de SP.

Outro ponto importante relaciona-se as ajudas do governo via Bolsas (tipo Bolsa familia). Lula nunca criou tal ajuda. Isto existia antes e economistas liberais foram as pessoas envolvidas neste projeto. O que difere o modelo esquerdista? Bem, esquerdista acha que incluir a pessoa neste tipo de ajuda social diminui a pobreza quando na verdade faz a pessoa ficar dependente do sistema.

No modelo liberal original, a pessoa beneficiada fica um tempo tendo a ajuda MAS tem como objetivo obter um emprego e conseguir se manter. O emprego sempre vai ser ser a melhora ajuda social. E quem gera emprego? O Estado com seus milhares de concursados sugadores que nada geram? Nada. Concursados merecem respeito mas esta cultura de fazer concursos como acontece no Brasil nada ajuda a diminuir a pobreza e si inflam ainda mais o Estado.

Quem gera emprego e riqueza sempre foram empresas privadas que tem que inovar para se manter no mercado. Baixos impostos, menos burocracia trabalhista e mais liberdade na economia ajudam pessoas a criar mais empresas e riquezas. Isto gera empregos e assim segue o ciclo.

"Intelectuais" podem falar o que for mas somente o capitalismo e pensamentos mais a direita geram riqueza. Do resto, basta observar os cubanos e venezuelanos que fogem para os Estados Unidos e Brasil ( que ainda tem muito a prender sober capitalismo e livre mercado).

Todos lugares mais desenvolvidos que deram certo possuem os fatores abaixo combinados. Um ou outro lugar pode ser considerado mais assistencialista como o Norte da Europa mas sites de economia demonstram que estes mesmos lugares sofreram quando o Estado tentou ajudar todo o mundo e novas reformas foram feitas para que o bom live mercado e capitalismo tornassem para solucionar o problema criado pelos socialistas. Detalhe: muitos destes lugares sempre foram muito mais capitalistas que o Brasil como podemos ver abaixo embora a esquerda tente mentir que o socialismo deu certo.

Aprendam uma coisa: para ciclano usar de modo gratuito, fulano tem pagar afinal não existe almoço grátis.

Abaixo podemo ver dados que mostram o motivo de muita coisa custar caro no Brasil. Hora de levar um capitalismo de verdade para a terrinha e parar de dar ouvidos para estes esquedistas idiotas que vivem na terra da fantasia. 

1. Impostos

 

Sim, cerca de 40% do valor final de um produto industrializado vai para o governo, enquanto nos Estados Unidos e China a bocada é de 20%. Até nossos vizinhos Argentinos pagam bem menos, cerca de 24%.
O Brasil é um lugar aonde o Estado (Governo) quer ganhar impostos sobre qualquer atividade econômica do povo, logo, surgem muitos impostos: IPI, ICMS, Cofins, ISS, IOF, Cide e, talvez em breve outra vez, a CPMF (ela vai voltar?). 

Empresas quebram tanto a cabeça para se manterem dentro da legalidade fiscal, contratando profissionais de contabilidade que suam muito para encarar os percalços burocráticos e se manterem atualizados. Até eles não conseguem explicar aos clientes para onde vai o dinheiro de algo tão vago quanto o nome “contribuição social” sugere.


2. Impostos em cascata.

Não bastassem tantos impostos, ainda encaramos o efeito cascata. Ou seja, você paga um imposto e para manter a sua empresa funcionando e pagar os seus funcionários deve repassar no preço da mercadoria. Se fosse um ou outro imposto tudo bem. O problema é que a cada ação da empresa existe um imposto: Por exemplo, ICMS incide sobre Cofins e PIS. Logo, todo imposto a mais gera um produto mais caro.

3. Corrupção

O Brasil não ocupa o pior lugar no índice de corrupção como mentem pela internet. Postamos sobre isso em um post passado. Estamos similar a Itália. Em ambas nações a corrupção pega solta. Mais corrupção, mais gastos para manter a maquina do Estado funcionando e os ratos que se alimentam deste sistema. Pior ainda se o povo for conivente e omisso. Detalhe:  corrupção existe em todo o lugar. O problema é como os corruptos são punidos e como o povo age para punir estes bandidos.

4. Falta de liberdade econômica e intervenção do Governo em tudo. 

Falta de liberdade econômica quer dizer que existe muita atividade do estado em atividades de compra/venda/ impostos, etc. O Estado age como um intermediário e cria barreiras que dificultam a vida de pessoas que querem criar novas empresas. Logo, poucas empresas. Com poucas empresas vendendo um mesmo produto, os preços sobem. Se fosse o inverso e mais empresas fossem abertas, a concorrência aumentaria, os preços baixariam e as empresas para se manter no mercado teriam que fazer produtos de qualidade. Resultado: bons produtos, preços menores.

5. Luta absurda por status.

O Mercado é amoral. Ele segue o fluxo. Mercado de luxo existe em todos os lugares do mundo, desde o tempo dos fenícios. Mercado para pessoas mais pobres também existe. Ambos tem direito  de comprar.  Contudo, no Brasil de hoje, graças aos fatores acima, o alto preço de um produto muitas vezes é a única razão para se adquiri-lo e umas pessoas fazem de tudo para usar um produto mais caro e aparecer (Lembram da mulher que recebia bolsa família e queria pagar 300 reais por uma calça para a filha adolescente??)
Isso explica o fato do iPhone aqui não ser uma ferramenta de comunicação e produtividade, e sim, “celular de rico”. No Brasil tudo é coisa "de rico ou playboy". Há quem compre um iPhone só para fazer ligações. Por que não comprar um celular mais apropriado só para falar? Porque, para o dito cujo, é preciso mostrar que ele pode ter um iPhone.
O preço não é alto. É irreal. Afinal de contas, por mais caro que seja, sempre haverá gente se estapeando para comprar certos produtos. Pode-se cobrar o quanto quiser e até se inventar “taxas” absurdas para ganhar um dinheiro limpo de impostos e comissões. Por exemplo, R$ 100 extras a título de “taxa de conveniência” pelo ingresso de um show.

6. Escolas e Universidades lavam cérebros de estudantes e pregam o comunismo e socialismo como modelos.

O capitalismo é o melhor sistema econômico. Pode não ser perfeito, mas sempre vai ser superior ao comunismo e socialismo. Mas nossas universidades infelizmente ainda pregam o jurássico sistema comunista como modelo para nossos estudantes que a cada dia saem das aulas com cérebros lavados. Tais imbecis reclamam do Estado mas defendem um sistema que outorga mais poder ao Estado. Estas pessoas se tornam zumbis dependentes que alimentam assassino que somente gera uma coisa: impostos e miséria.

O que vocês acham sobre o tema?




Nenhum comentário:

Postar um comentário